quarta-feira, 23 de abril de 2014

Agatha Christie - Assassinato no Expresso do Oriente


Resolvi me aventurar com uma autora que por muito tempo reneguei, sem motivo certo. Talvez com medo de encontrar algo super-valorizado; provavelmente com receio de encontrar apenas mais do mesmo. Eis que, finalmente, tomei a decisão de encarar de frente um romance de Agatha Christie, e descobrir por conta própria a veracidade do título de Rainha do Crime. Embarquei com Hércule Poirot e uma dúzia de misteriosos passageiros no famoso Orient Express, pronto para me envolver com o mistério.


De romances policiais, tudo que eu havia lido até ano passado se resumia a alguns dos romances e contos de Conan Doyle. O fato de ter começado pelas histórias do detetive mais famoso do mundo me fez encarar os outros romances do gênero com poucas expectativas. Finalmente, resolvi dar uma chance a algum outro autor, quando Rowling lançou "O Chamado do Cuco". Embora não tenha sido este seu melhor trabalho, foi o bastante para me convencer e me entreter; e o toque de humor ácido da autora faz qualquer um de seus livros valerem a pena.
  Ao ler "Assasinato no Expresso do Oriente", confesso que fui surpreendido. Fui ao livro sem grandes expectativas, mas o final realmente me surpreendeu (embora tenha achado um ou outro ponto meio forçado). Entretanto, fora algumas (muito) boas frases de impacto, a história não me proporcionou muito mais do que um bom mistério e algum entretenimento. Talvez seja um mal comum ao gênero; talvez não. Confesso que tenho muita vontade de ler um romance policial, que tenha uma boa trama perpassando o mistério central. Personagens bem construídos, histórias subjacentes bem exploradas; acho que o romance que mais me proporcionou essa experiência foi "O Chamado do Cuco", embora sem dúvida nenhuma meus favoritos são os das aventuras de Sherlock Holmes.
  A leitura do romance é super rápida, e se você tem a curiosidade aguçada, talvez termine o livro ainda mais rápido. A narrativa de Agatha Christie não é ruim, mas flui talvez rápido demais, com muitos diálogos e foco total na trama a ser desvendada. Como ponto a seu favor, posso citar o carisma dos personagens e o mistério bem construído.
Não quero dizer que qualquer um é capaz de criar um bom mistério, mas na minha opinião, esse deve ser o elemento básico de todo o romance policial. Portanto, aqueles que se atém unicamente a isso acabam, ao meu ver, se tornando apenas um em tantos outros. Claro que uma narrativa bem feita, mesmo que simples, como é o caso de "Assassinato no Expresso do Oriente" é de suma importância para uma leitura agradável, mas o que procuro é um diferencial, um bom drama como plano de fundo, um mergulho mais profundo na natureza dos personagens e, claro, um mistério bem elaborado.

  De qualquer maneira, a leitura foi agradável e divertida. Se tivesse de dar uma nota, de zero a dez (o que não gosto de fazer), creio que ficaria na média, com decentes 7 pontos. Indico o livro para quem procura divertimento e um pouco de mistério, mas não está na minha lista de "leituras obrigatórias". A rainha do crime, afinal, talvez seja apenas uma duquesa.

7 comentários:

  1. ai, minha edição é dessa igualzinha. *---*
    Eu amo Agatha, então sou mto suspeita pra falar rsrsrs
    tbm curto Conan Doyle e prefiro não comparar os dois detetives, gosto de ambos. hehe

    bjs, moço.
    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    p.s: e esses livros LINDOS de Assassin's Creed ai na photo *---*
    tenho os três primeiros, vou comprar mais dois esses dias... hehe

    ResponderExcluir
  2. Oi Victor, tudo bem?
    Agatha é minha Diva junto com Jane Austen. Não me canso de ler e reler os livros dela. Que pena que você não gostou muito. Eu adoro o estilo dela. E esse livro que escolheu realmente tem um final surpreendente.
    Porque não dá uma outra chance e lê o Caso dos Dez Negrinhos? É um dos meus favoritos.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. O Victor, tudo bem?
    Já li esse livro e amei! Eu adoro os livros da Agatha Christie, pra mim ela é uma das melhores o gênero, pra não dizer a melhor! Já li outros livros da autora e gostei igualmente deles, espero em breve adquirir outros pois já estou sentindo falta do detetive Poirot.

    Abraço!

    http://justonemomentt.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oii c:
    Eu nunca li nenhum livro da Agatha e nem do Conan. Mas me interesso muito em ler, pois gosto bastante do gênero - apesar de não ter lido muitos livros do mesmo.
    Beijinhos,
    http://coemundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Victor, tudo bem?!
    Nunca li nada da autora e, pelo que me lembro, não li muitos romances policiais/histórias de detetives. Porém, tenho certa curiosidade para ler os livros da Agatha, todos dizem que são fascinantes!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  6. Sou apaixonada pela literatura da Agatha, acho que você apenas ainda não leu o livro dela que tenha todos os ingredientes que você busca.
    Acho que o assassinato no expresso oriente, apesar de ser um dos seus livros mais famosos e ter sim um final surpreendente, não é um dos seus melhores. Te recomendo o caso dos dez negrinhos, acho que tem mais o que você busca e também A Casa Torta.

    Conversas de Alcova

    ResponderExcluir
  7. Sei que é uma vergonha dizer, mas: nunca li nada da Agatha Christie...rs.

    Beijos,
    Blog | Youtube

    ResponderExcluir