sexta-feira, 11 de julho de 2014

Meu Pé de Laranja Lima

  Decidi ler, sem grande expectativas, Meu Pé de Laranja Lima, de José Mauro de Vasconcelos. Tenho comprado muitos livros clássicos de literatura infantil, a grande maioria sendo estrangeira. Decidi começar, porém, por um nacional; e foi assim que tive a oportunidade de ler esse livro tão cativante.


  Em Meu Pé de Laranja Lima, somos apresentados à história de Zezé, narrada em primeira pessoa. Um garoto de cinco anos (quase seis), inteligente, atacado e muito sensível, ele observa o mundo "de gente grande" e relata suas experiências com grande inocência. Filho de família pobre, Zezé acaba encontrando diversão e felicidade nas pequenas coisas, embora as vezes não consiga evitar de se sentir triste com essa condição. Ainda assim, o garoto cativa aqueles que não o conhecem por sua humildade.

  A história começa com os preparativos para a mudança da família de Zezé. Como toda a criança, há no garoto a saudade do antigo lar, das coisas com as quais estava acostumado e pelas quais tinha se apegado. Seu maior receio é que Luciano, o morcego que morava nos fundos da casa e que o garoto criava com carinho, não os acompanhasse na mudança. Entretanto, chegando à casa nova, Zezé encontra no quintal uma pequena árvore: um despretensioso pé de laranja lima, franzino e pequenino. Rapidamente, o menino se apega à laranjeira, e cria um elo de ligação com sua nova moradia.

  Sempre muito travesso, o menino se sente profundamente magoado por todos sempre o repreenderem, o insultarem e procurarem controlar suas ações. Por mais que pregue peças e armações, o garoto nunca tem más intenções, e apenas procura se divertir. Sempre que percebe que suas ações levaram a alguma situação complicada, o Zezé sente a consciência pesar, e muitas vezes tenta redmir seus atos.

  Assim espontâneo, se apega com facilidade e, na inocência da infância, provoca profundas emoções naqueles que estão dispostos a ouví-lo com sinceridade. Suas confissão são honestas e profundas, e revelam uma grande maturidade que está muito além de sua idade.

  Meu Pé de Laranja Lima provoca uma nostalgia gostosa dentro do leitor, despertando saudades da infância. É um livro tocante e que vem para provocar as emoções. Também triste, porém nem por isso menos carismático, é uma leitura rápida e deliciosa, que nos deixa com muitas reflexões e críticas, mas que se destaca, com certeza, por seu apego emocional.

3 comentários:

  1. eu sou doida pra ler esse livro :D
    amo livros infantis <3

    http://torporniilista.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo livro infantis, e amei muito esse. Vocês conhecem mais livros nesse estilo?

    ResponderExcluir